Nossa Governador Valadares está cheia de empreendedores criativos e inovadores. Com tantos exemplos inspiradores na nossa cidade, nada mais justo que aprendermos um pouco com suas histórias, cases de sucesso e dicas importantes para crescer no mundo dos negócios!
O evento Valadares Summit reuniu no Edifício La Vitta diversos empreendedores da região com esse propósito: transmitir conhecimentos importantes relacionados a vendas, comunicação e posicionamento estratégico. Dentre esses empresários de sucesso, podemos destacar as presenças de figuras como Arthur Oliveira, líder da Delicius Sorvetes, o chef de cozinha e dono do restaurante Matí Food Lab Guilherme Matí, a fotógrafa Bebel Tostes e a mentora Ludy Faria, dentre muitos outros nomes de peso quando se trata de inovação.
A importância da oratória
Um dos principais pontos abordados no evento foi o poder da oratória para o desenvolvimento pessoal e profissional. A oratória, no fim das contas, está ligada à boa capacidade de comunicação, e já sabemos que comunicação é essencial para garantir bons resultados nos negócios.
Mas a importância da oratória vai muito além do marketing ou de falar em frente às câmeras: ela tem um papel crucial na formação e consolidação da sua própria identidade. Para a palestrante Bebel Tostes, “Foi estudando comunicação e oratória que eu venci barreiras para empreender.”
Sendo assim, a oratória e a boa comunicação estão intimamente ligadas ao bem-estar, à superação de dificuldades como a timidez e ao desenvolvimento pessoal. O sucesso profissional decorrente dessa habilidade é uma consequência (e muito bem-vinda, por sinal!) dos outros grandes benefícios que ela traz à vida pessoal: mais confiança, assertividade e posicionamento.
E falando em posicionamento…
Conexão e posicionamento de marca
“As pessoas não querem ver apenas o produto. Elas querem se conectar com a marca”, disse Arthur Oliveira, atual líder da Delicius Sorvetes. E a conexão tem tudo a ver com o seu posicionamento diante do público.
Por exemplo, temos a tendência de gostar de pessoas com uma personalidade que combine com a nossa, que tenha gostos parecidos e que converse sobre assuntos similares aos do nosso interesse. Isso gera conexão. O mesmo ocorre com as marcas: as que são capazes de criar essa conexão em seus clientes têm mais chances de criarem um público fiel e quebrar restrições na hora de vender para eles.
O segredo para criar uma boa conexão é, justamente, o posicionamento. Uma marca que se posicione como jovem, autêntica e capaz de quebrar padrões irá atrair e fidelizar um público que pensa de maneira similar, por exemplo. No entanto, uma marca que fica “em cima do muro” pode até ser capaz de atrair clientes, mas dificilmente terá um atrativo a mais para criar essa conexão com eles de modo a torná-los seguidores fiéis.
Crie comunidades
Já sabemos que a comunicação tem um papel importantíssimo a desempenhar para alcançar vendas e garantir uma conexão capaz de fidelizar clientes. Contudo, é possível ir além: o bom empreendedor não só cria a conexão entre o cliente e a marca, mas também vende a conexão entre os próprios clientes, criando comunidades e redes de pessoas unidas pela própria marca e capazes de prestar apoio umas às outras.
Guilherme Matias, chef e dono do Mati Food, percebeu isso enquanto cozinhava. “A melhor rede social do mundo é a mesa”, afirmou ele. Para um empreendedor, não há nada mais gratificante que ver seus clientes reunidos enquanto consomem seu produto e trocam experiências. Já para os clientes, a experiência de conhecer outras pessoas com interesses em comum é igualmente recompensadora.
Conheça seu cliente!
Pode parecer uma dica óbvia, mas muitos empreendedores ainda pecam nesse aspecto, sobretudo quando se trata de entender o que o seu cliente deseja e busca em seu produto. Arthur Oliveira diz: “Conhecendo o cliente é mais fácil converter.”
Sendo assim, para conseguir vender mais e melhor, não basta ter uma boa comunicação; é necessária uma comunicação assertiva e estratégica, baseada em pesquisas de mercado, o a criação de personas que realmente estejam de acordo com o seu público e, claro, usar a tecnologia a seu favor. Num mundo cheio de redes sociais, ficou muito mais fácil e acessível conhecer seus clientes!
Vai com medo mesmo!
Por fim, a dica de ouro — outra que também não se aplica exclusivamente ao mundo dos negócios e que serve como um conselho valioso até para a vida pessoal: não deixe o medo te paralisar.
O medo tem uma razão para existir, pois, quando falamos de negócios, falhar não pode ser uma opção. Entretanto, é necessário entender que também nem sempre vamos acertar tudo de primeira. Desenvolver essa mentalidade é crucial para se abrir a novos aprendizados e, assim, crescer profissionalmente.
Use o medo que há em você e transforme-o de algo paralisante em um combustível que o(a) ajudará a crescer pessoal e profissionalmente. E não tenha medo de falhar, afinal, como disse Ludy Faria, mentora de empreendedores, “É importante fazer com medo mesmo porque dá certo”.
Não tenha medo de falhar. Enquanto houver mente aberta para novos aprendizados, boa comunicação e criatividade para inovar, sempre haverá crescimento.
Conclusão
Esses ensinamentos nos mostram o quanto a comunicação tem um impacto fundamental no mundo dos negócios e como ela pode ser uma virada de chave para muita gente na busca do sucesso profissional.
A reunião de empreendedores de sucesso no palco do Valadares Summit e de um público apaixonado por comunicação e estratégia nos mostra que nossa cidade está repleta de pessoas dispostas a fazer a diferença no mundo dos negócios. Chegou a hora de Valadares mostrar para o Brasil e o mundo que somos uma potência quando se trata de inovação!
Gostou do artigo? Acompanhe os conteúdos semanais do Portal Inova Rio Doce se inscrevendo na newsletter gratuita: clique aqui