CONHECENDO A EMPRESA
O ano era 1991 e Márcio Gleyck iniciava a sua trajetória empreendedora com uma pizzaria, mas uma máquina de sorvete que havia no estabelecimento, com alta demanda motivada pelo característico calor valadarense intrigou e instigou o empreendedor a pesquisar mais sobre o produto e seu processo de fabricação. O interesse cresceu a tal ponto que o levou a fazer com que o coadjuvante do seu negócio se tornasse a sua estrela principal. Assim, em 1994, nascia a Delicius, a essa altura, gerida por Márcio e Elizângela, sua futura esposa.
O QUE FAZEM? COMO VIVEM? COMO INOVAM?
Ao longo dos anos a empresa tem se destacado no cenário local por inovações que tem consolidado o seu posicionamento de mercado, levando uma marca legitimamente valadarense a alçar voos para muito além do Vale do Rio Doce. Por isso, o Inova Rio Doce foi conhecer de perto esse case de sucesso e suas iniciativas inovadoras:
Produção – Em 2006, a empresa inaugurou seu segundo parque industrial e investe continuamente em tecnologia de última geração, tendo hoje diversos maquinários importados, com poucas unidades no Brasil, buscando sempre otimizar a produção e reduzir o impacto ambiental, o que evidencia um compromisso com a sustentabilidade que se alinha a tendências importantes como o ESG. Em termos de capacidade produtiva são 44 mil litros de calda por dia, 200 mil picolés diários e mais de 7 mil caixas de açaí produzidas diariamente.
Cadeia de Distribuição – A Delicius se diferencia por sua logística de entrega própria, com uma frota própria de quase 30 veículos, um desafio assumido para garantir o controle total da qualidade do produto desde a produção até a entrega ao cliente, ou seja, de ponta a ponta na cadeia produtiva, mitigando riscos de terceirização de processos-chave. Hoje a empresa atende aos estados de Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo e Mato Grosso. Um exemplo de expansão mercadológica bem-sucedida, bem pertinho da gente.
Inovações em produtos – Há um considerável investimento em P&D para o desenvolvimento de novos produtos e faz benchmarking em países como Itália, Grécia, Estados Unidos, Argentina e principalmente Brasil, que hoje é reconhecido mundialmente pela qualidade do sorvete. O que resulta em inovações como o picolé sabor pistache e o lançamentos de novas linhas produtos com identidades próprias, como a linha de açaí e gelato italiano. Outro fator de atenção é a adoção de métodos para aumentar o chamado shelf-life, que é o tempo de prateleira de produtos perecíveis, quanto maior a permanência do produto sem perda das suas propriedades, mais competitivo ele é.
Inovações em Marketing – A empresa se vale de estratégias de marketing de guerrilha, marketing de influência e criação de uma comunidade engajada em torno da marca, por meio de um diálogo pessoal com o cliente. Além disso, a apresentação do produto é tratada como um fator crucial, um exemplo é a embalagem retangular do picolé de pistache. Vale ressaltar também o conjunto de iniciativas ligados aos canais de distribuição, como estreitamento da parceria com os estabelecimentos comerciais revendedores, ações promocionais no dia do sorvete voltadas para o público em geral e também a criação de uma loja própria para materializar o contato direto com os consumidores e gerar insights de produtos e estratégias de comunicação. Por isso tudo, nos últimos cinco anos, a empresa experimentou um crescimento notável de 300%. Para 2024, a tendência segue crescente.
DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Como é comum na região, a empresa sofre com a escassez de mão de obra, fator que a gestão busca contornar por meio da valorização dos colaboradores, ofertando capacitações para manter o nível de excelência profissional, incentivando a colaboração e à inovação, promovendo um diálogo aberto e franco. Outro ponto que pode ser destacado é a diversidade etária, que pode trazer os riscos de conflitos de gerações, mas sobretudo agrega em diferentes visões voltadas ao desenvolvimento do negócio.
Além disso, a empresa planeja investimentos significativos nos próximos anos, incluindo a expansão da estrutura fabril com um aporte de 15 milhões de reais, além da construção de uma nova câmara fria e a ampliação da frota de veículos. A expansão da Delicius não se limita ao território nacional: a empresa está se preparando para iniciar a exportação e distribuição para a América do Norte ainda para 2024.
Nos últimos cinco anos, a Delicius Sorvetes evoluiu de uma indústria regional para uma presença nacional, posicionando-se entre as quatro maiores de Minas Gerais e figurando entre as top 20 do Brasil.