Para inovar na empresa, de fato não há receita de bolo, pois considerar a variável do contexto específico do negócio é muito importante para trilhar um caminho personalizado de resultado. Entretanto, existem métodos de uso e eficácia comprovados, que geram efeitos de curto prazo no empreendimento que se dispõem a inovar.
Considerando este cenário, resolvi trazer para o blog um método que usei por vários anos em consultorias de inovação em pequenos negócios, que respeita e se adapta a diversos contextos empresariais e – por que não? – em forma de receita de bolo!
O menu de hoje é composto pelo seguinte prato: implementação da inovação em um pequeno negócio da área de alimentação: restaurante (mas se aplica a vários contextos).
INGREDIENTES
- Inquietude para ter resultados melhores;
- Visão sistêmica;
- Perseverança;
- Criatividade;
- Disposição para mudar, testar e aprender;
- Problemas (Oportunidades de melhoria do negócio)
- Clareza de objetivo;
MODO DE PREPARO
1 – Misture no mesmo recipiente os ingredientes INQUIETUDE PARA TER MELHORES RESULTADOS, VISÃO SISTÊMICA, PERSEVERANÇA, CRIATIVIDADE E DISPOSIÇÃO PARA MUDAR, TESTAR E APRENDER
2 – Em seguida, separe uma quantidade de PROBLEMAS em um recipiente, conforme o seu contexto.
Para começar, você precisa mapear os problemas do negócio. Para tanto, defina qual meio será usado para isso e como fazê-lo, por exemplo:
- Brainstorming geral com a participação da equipe, que pode ser feito para empresa como um todo, ou por área;
- Aplicar uma pesquisa de satisfação junto a clientes e/ou colaboradores e trabalhar em cima dos seus resultados;
- Fazer um diagnóstico do negócio;
- Abordagem mais direcionada – entrevistar atores específicos que interagem com o negócio:colaboradores, clientes, fornecedores etc.
Para esta receita, vamos considerar os seguintes problemas do nosso restaurante:
Problema 1 – Não tem mão de obra qualificada no mercado;
Problema 2 – As vendas estão caindo;
Problema 3 – Demora na entrega dos pratos para o cliente;
3 – Descasque bem o ingrediente PROBLEMAS (Use como ferramenta cortante os 5 Porquês)
É importante verificar se está dando foco no sintoma ou no problema real, para isso, ao citar um problema, use a técnica dos 5 porquês (por que isso acontece?…). Assim, fica mais fácil chegar a um fator raiz que, de fato, vai ser o problema. Vamos analisar caso a caso:
- Problema 1 – Não tem mão de obra qualificada no mercado
Problema muito recorrente na fala de empresários do país todo, o fato de não ter mão de obra qualificada disponível no mercado pode ser um sintoma de vários outros problemas, cuja solução pode estar ou não ao alcance da empresa. Atendo-se nesse momento ao problema, podemos expandir a análise com a seguinte pergunta: Como esse problema externo (do mercado) nos impacta? A resposta pode revelar outros problemas, tais como: o colaborador não vem qualificado do mercado e a empresa não treina adequadamente as pessoas; ou ainda, os processos da empresa não estão bem definidos, o que torna ainda mais difícil o aprendizado de quem entra, tendo em vista que o trabalho é muito pessoalizado; ou ainda, a empresa não busca parcerias externas para formar mão de obra etc. Com esse raciocínio, você pode reescrever o problema para ficar mais condizente com o seu contexto e o torna passível de intervenção.
- Problema 2 – As vendas estão caindo
Outra fala muito recorrente dos empresários e que representa um sintoma. A queda nas vendas é uma consequência de uma infinidade de fatores, pode ser oferta (serviços ou produtos que não atendem adequadamente à demanda do cliente), atendimento ruim, atraso na entrega, posicionamento errôneo de mercado (por exemplo, competir por preço em uma região onde há grandes concorrentes com melhores condições de fornecimento), estratégias de marketing ineficientes, dentre muitas outras.
Uma estratégia para se chegar ao problema real (além dos 5 porquês) é detalhar as características das vendas no seu negócio e isso só é possível baseando-se em dados, vamos exemplificar a seguir: em vez de analisar a venda como um todo, por que não analisar o histórico de ticket médio, quais os meios de pagamento mais e menos utilizados, a recorrência do cliente (o cliente está recomprando?)… Com essa abordagem, mais detalhista, chega-se aos problemas reais, no que tange às vendas.
- Problema 3 – Demora na entrega dos pratos para o cliente;
No contexto de um restaurante, a demora na entrega dos pratos para o cliente, é um problema cuja descrição está bem direcionada e pode ter origem nos processos, no layout, na comunicação com o cliente, etc.
4 – Passe os problemas na peneira (para tanto, use a peneira do CRITÉRIO, das marcas Impacto nas Vendas e Impacto nos Custos);
Quem quer resolver todos os problemas de uma vez, acaba dispersando energia. Portanto, é importante ser estratégico ao inovar. Estratégia é escolha. Escolha pressupõe foco. Sendo assim, para começar, selecione um problema. Para te auxiliar nesse processo, passe os problemas na peneira do critério para priorizar. Dois critérios que são mais usados correspondem a: Custo e Vendas.
Qual desses problemas têm maior impacto na venda?
Qual desses problemas têm maior impacto no meu custo e/ou na eficiência da minha operação?
Para essa receita, vamos usar o Problema 3 – Demora na entrega dos pratos para o cliente;
5 – Agora, misture o ingrediente CLAREZA DE OBJETIVO
Para inovar, é importante ter clareza de onde se quer chegar com aquele projeto de inovação, em muitos casos, sobretudo lidando com pequenos negócios, o gestor ou gestora, partem de um desejo de melhora e formatam o objetivo no caminho, usar a priorização pelos critérios de custo e venda, os ajudam a entender qual é o foco da inovação naquele momento, que pode ser melhorar a eficiência operacional ou obter melhores resultados em vendas. Quando já se tem a clareza de onde quer chegar, esse ingrediente é misturado na primeira etapa da receita e torna mais fácil a priorização dos problemas, possibilitando inclusive o uso de outros critérios para esse fim.
6 – Feito isso, vamos fazer a cobertura especial: SOLUÇÃO
Tendo passado pela jornada de definição do problema, agora é hora de pensar uma solução inovadora, essa solução tem que estar ao ponto, para isso, a textura deve ter as seguintes características:
Assertiva – De fato, resolve o problema? É desejável?;
Financeiramente viável – Temos condições financeiras de executar?;
Tecnicamente possível – Temos condições técnicas (conhecimentos, processos e recursos) para executá-la?
Nessa etapa, é importante que você colete o máximo de informações sobre o problema, reúna a equipe e quem mais puder contribuir e liste todas as sugestões de solução que forem dadas. Em seguida, priorize usando os critérios mencionados, considerando quais são as mais assertivas (que solucionam o problema), financeiramente viáveis e tecnicamente possíveis e; por fim, escolha a solução que será testada.
No caso do restaurante, para sanar o problema de demora na entrega dos pratos para o cliente, pode-se pensar nas seguintes sugestões:
- Comunicar os clientes de forma clara sobre o tempo de preparo dos pratos já no cardápio ou verbalmente;
- Mudar as receitas para ter pratos de preparo mais rápido;
- Melhorar o processo de preparo (fazer uma ficha técnica e treinar a equipe da cozinha);
- Alterar o layout da cozinha, pois prejudica a circulação e atrasa a montagem do prato;
- Construir uma outra cozinha;
Analisando as propostas, optou-se por adotar a alteração de layout na cozinha, somada à elaboração de fichas técnicas e retreinamento da equipe (Viu?! as soluções podem ser agrupadas).
Com uma solução simples e eficaz, cuja implantação não é tão onerosa, pode-se chegar a resultados extraordinários!!
7 – O toque final – O granulado de MONITORAMENTO
Para finalizar, é importante monitorar o teste da solução implantada, fazendo as seguintes perguntas:
A solução está sendo eficaz? está gerando os resultados esperados? É necessário fazer algum ajuste?
É de suma importância analisar os resultados do teste e decidir se a implantação será definitiva, ou se será necessário efetuar alguma correção ou mudança de rota.
8 – Está pronto o nosso bolo!! Aprecie sem moderação!!
Seguindo esses passos simples, temos um maravilhoso resultado: o saboroso bolo da inovação.