O investimento em tecnologia nos dias de hoje é extremamente relevante para as empresas que almejam o crescimento constante. O que difere uma empresa da outra em questões de competitividade são as inovações que cada uma constrói, sendo que a tecnologia é um dos fatores que contribui com a inovação do seu empreendimento. Além das vantagens competitivas, é possível melhorar a eficiência operacional, a experiência dos clientes, a tomada de decisão mais robusta e, por fim, o aumento do rendimento do negócio.
A empresa Grant Thornton aplica semestralmente uma pesquisa chamada International Business Report (IBR) com o intuito de mensurar a perspectiva em relação à economia e aos negócios. No segundo semestre de 2022, a pesquisa foi realizada com 28 países, somando mais de 4,7 mil empresários. Os resultados mostraram que o Brasil está posicionado em segundo lugar entre os países mais interessados em investir em tecnologia da informação.
O interesse dos brasileiros em trabalhar mais com tecnologias existe por algum motivo. Por isso, é importante listar todas as vantagens de investir em tecnologia no seu negócio:
1- Produtos e Serviços Inovadores
O desenvolvimento de novos produtos ou serviços utilizando a tecnologia é um dos pontos mais importantes para quem quer alavancar seu negócio e diversificar as fontes de receitas da empresa. Os produtos criados pela própria empresa são capazes de aumentar o volume de clientes, vendas e a visibilidade da marca.
Como por exemplo uma plataforma de e-commerce, que tem a possibilidade de desenvolver um novo recurso que potencializa o volume de vendas dos donos dos produtos cadastrados. Uma instituição financeira pode criar uma inteligência artificial que detecta comportamento de fraude entre as transações realizadas, reduzindo danos financeiros futuros e garantindo a segurança e confiabilidade de seus clientes.
2- Experiência dos Clientes
A experiência do cliente também é um fator que é afetado positivamente pelo uso de novas tecnologias. Como o cliente se sente antes, durante e depois do processo de compra de um produto diz muito sobre a empresa. As pessoas procuram por qualidade e agilidade para resolver seus problemas e tirar suas dúvidas.
Para isso, uma tecnologia que está em alta hoje é o uso de chatbot para a comunicação com o cliente. Essa ferramenta, além de melhorar o desempenho de um time, também reduz o tempo e aumenta a qualidade dos atendimentos. Sistemas de notificação ao usuário também é um recurso que contribui com a melhora da experiência do cliente.
3- Eficiência Operacional
Como citado no tópico acima, existem tecnologias que aumentam o desempenho de um time e melhoram a qualidade do serviço. Isso pode ser aplicado em qualquer contexto ou setor. A automação de qualquer tarefa rotineira faz com que um time seja mais eficiente e consiga focar no que realmente vale a pena para a estratégia da empresa. Além do chatbot para a comunicação externa, também é possível automatizar relatórios, planilhas, análises periódicas, entre outros.
4- Segurança Cibernética
Para garantir a confiabilidade e integridade da sua marca é preciso investir em segurança cibernética. Esse processo contribui com a proteção dos dados da empresa e dos clientes contra qualquer tipo de ameaça digital, além de estar previsto em lei.
É importante lembrar que essa prática está de acordo com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais). De acordo com a Lei nº 13.709/2018 instituições que lidam diretamente com dados pessoais devem seguir as normas de proteção, privacidade e liberdade aos donos dessas informações. Fazendo necessário a adaptação do seu negócio para o cumprimento da lei.
5- Tomada de Decisão Assertiva
O trabalho com dados, hoje, é essencial para o crescimento de uma empresa, até mesmo para se manter estável. Dashboard para acompanhamento de métricas, análise de dados e outros recursos da área de dados é fundamental para a tomada de decisão mais assertiva. É possível extrair informações sobre como está o cenário atual da empresa e como ela deve se posicionar, identificar tendências, fazer predição do comportamento do consumidor, etc. No artigo “Cultura de dados: O impacto dos dados nas tomadas de decisões empresarial” (https://inovariodoce.com.br/cultura-de-dados/) você entenderá melhor sobre os processos da aplicação da Cultura Data-Driven dentro do seu negócio.
6- Sustentabilidade
Não só soluções digitais são capazes de contribuir para o crescimento de uma empresa. Soluções sustentáveis também causam um grande impacto sobre um empreendimento. Como por exemplo a eficiência energética e a redução do desperdício que ajudam as empresas a trabalharem de maneira sustentável, reduzem custos, atendem às demandas regulatórias e da sociedade por conta dessas práticas, mostrando que são ambientalmente responsáveis.
7- Competitivo no Mercado
Depois da aplicação dessas técnicas a competitividade frente a concorrência se torna gigante. Com o crescimento e expansão do negócio, a parcela de mercado pode se tornar maior e a competição pelo topo pode aumentar. Sabemos que empresas inovadoras tendem a ser mais lucrativas e ser “detentores” da maior parcela de mercado.
Assim, para se manter bem posicionado no mercado, é fundamental o investimento em novas tecnologias. Atualmente existem várias formas de aplicação desses recursos em um empreendimento. Soluções digitais e não digitais tem seu impacto positivo dentro do crescimento e expansão do seu negócio, independentemente de ser uma empresa de tecnologia ou não. O primeiro passo é entender o problema principal e focar nas oportunidades de negócio. As soluções vêm como uma ideia, mas ela só é efetiva quando se coloca em prática.