Todos os anos, a Expoleste é palco de diversas atrações do mundo dos negócios. Centenas de empresários exibem nos estandes do evento seus produtos e serviços mais importantes para atrair novos clientes e investimento — consequentemente, novas oportunidades de crescimento.
Além dos estandes empresariais, também há propostas voltadas para incentivar o empreendedorismo local. O Espaço Colab foi um dessas iniciativas, voltado para abrir debates sobre negócios locais, de modo a expandir a visão dos profissionais da região.
Como o nome já sugere, é um espaço colaborativo em que as marcas se unem para trazer conteúdos sobre empreendedorismo e inovação, abordando diversos aspectos e segmentos do mercado local e trazendo várias pessoas diferentes para ampliar a visão dos empresários e comerciantes da região. Os assuntos discutidos envolveram startups e tecnologia, a importância da economia criativa, investimentos, entre outros assuntos relevantes para o mundo dos negócios.
Como surgiu a ideia?
O Espaço Colab surgiu de uma parceria entre Mariana Figueiredo, idealizadora da Inova Rio Doce, que, com o apoio do Núcleo Jovem da Associação Comercial e Empresarial (ACE Jovem) de Governador Valadares, conseguiu transformá-la em realidade.
Segundo Mariana, o Espaço Colab surgiu para incentivar a participação do público. “Nossa intenção como Associação Comercial jovem era propor um espaço de compartilhamento de ideias, de conhecimento de pessoas que a vivência e a prática dos temas que foram discutidos e criar um espaço colaborativo que pudesse ser aberto para todos que passassem no evento e pudessem participar e, com isso, ampliar o repertório das pessoas sobre negócios, inovação e tecnologia com os temas mais atuais e relevantes do momento”, ela afirma.
Sendo assim, a Expoleste foi o palco ideal para o Espaço Colab, já que, como afirma Mariana, o evento sempre teve o foco de expor produtos e serviços. Foi a união perfeita: um estande com discussões sobre empreendedorismo e inovação na maior feira comercial da região. Além disso, o apoio do Portal Inova Rio Doce e da Univale TV foi essencial para garantir o sucesso da iniciativa.
Como foi a articulação dos temas e palestrantes?
O Espaço Colab discutiu sobre Tecnologia/Startups, Inovação/Indústria 4.0, Economia Criativa e Gestão Inovadora. As verticais e temas foram decididos em conjunto com a ACE Jovem GV, e a partir disso, a equipe decidiu também os subtemas a serem abordados.
Após a etapa inicial de definição dos temas, a equipe fez o convite aos palestrantes. Segundo Mariana, “a partir dos temas, a gente foi listando pessoas que sabíamos que estavam envolvidas com esses ecossistemas e tinham algum conteúdo ou conhecimento ou experiência relacionada a isso”.
Com isso e devido ao prazo curto de 20 dias para o início da feira, a equipe chamou empresários e profissionais tanto de Governador Valadares e arredores quanto do Vale do Aço. Essa dinâmica também serviu para apresentar e discutir o trabalho de profissionais menos conhecidos, mas com grande experiência e conhecimento em suas áreas, ao público.
Qual o diferencial do Espaço Colab em relação às outras atividades da Expoleste e qual a avaliação do evento?
O Espaço Colab teve o diferencial de trazer não apenas exposições de cases de sucesso e temas relacionados ao mundo da gestão de negócios, mas a oportunidade de debatê-los com um público diverso dentro da Expoleste.
Esse diferencial foi o fator chave para gerar no público do evento uma curiosidade sobre o que era o Espaço Colab, que atraiu muitas participações nas discussões da atração. Isso aliado às coberturas da Univale TV e da Inova Rio Doce também colabora para que a participação do público tenha sido satisfatória e o Espaço Colab, um sucesso.
Conclusão: qual o futuro do Espaço Colab?
Devido ao sucesso da iniciativa na Expoleste, a ACE Jovem pretende criar versões mensais do Espaço Colab, renomeadas para Encontro Colab. Essas reuniões vão ocorrer na sede da Associação Comercial e Empresarial de Governador Valadares (Av. Minas Gerais, 544, 2º Andar, Centro).
Para mais informações sobre esses encontros, basta ficar ligado no Instagram da ACE GV (@acevaladaes) e da ACE Jovem GV (@acejovemgv).
Conclusão
“Iniciativas como essa contribuem muito para a nossa região, porque, primeiro, podem ajudar a quebrar paradigmas de que a gente precisa guardar para a gente as informações e as experiências que a gente está ganhando dentro das nossas vidas profissionais”, afirma Mariana sobre o Espaço Colab.
A ideia do Espaço Colab também vai muito além de ser um espaço de debates; ela é um espaço que busca trazer a inovação não somente nos negócios da região, mas também na visão de mundo dos participantes, quebrando paradigmas e criando novas maneiras de pensar o empreendedorismo para promover o desenvolvimento local.
“Isso é uma das primeiras formas da inovação surgir”, Mariana reflete. “A gente conseguir desenvolver uma região que é aberta ao novo e não uma região conservadora, que esteja fechada para possibilidades, então eu acho que o Espaço Colab criou isso, uma ruptura na visão e na mentalidade das pessoas de que é possível discutir assuntos voltados para negócios, empreendedorismo, com pessoas com visões e perfis diferentes.”
Gostou do artigo? Acompanhe os conteúdos semanais do Portal Inova Rio Doce se inscrevendo na newsletter gratuita: clique aqui