Vivemos em um mundo altamente conectado, gerando milhões de dados a cada segundo. Essa volumosa quantidade de dados é o que chamamos de Big Data.
Na 4ª Conferencia Internacional Sobre Informação Integrada (IC-ININFO) realizada no ano de 2014 em Madri já se falava a respeito dessa superabundância de dados:
“O termo é utilizado para descrever uma vasta gama de conceitos: desde a capacidade tecnológica de armazenar, agregar e processar dados, até à mudança cultural que está a invadir de forma generalizada os negócios e a sociedade, ambos afogados numa sobrecarga de informações” (de Mauro, Grego, Grimaldi, IC-ININFO, 2014).
A definição de Big Data é recente no mercado e ainda está em formação, mas em suma, representa um conjunto de dados que não podem ser facilmente gerenciados. Com o excesso de informação, é preciso saber ler e interpretar esses dados para que tenham alguma utilidade. Eis que surge o Data Analytics.
A análise de dados é um processo que consiste em extrair, identificar, examinar, transformar e analisar os dados coletados, fazendo o tratamento adequado, agrupando, formatando e padronizando essas informações a fim de gerar conclusões significativas que auxiliarão na tomada de decisões.
A utilização de ferramentas adequadas para analisar dados hoje é crucial para a manutenção e sustentação dos negócios.
Com os dados coletados é possível analisar seu público alvo, idade, localidade, gostos, além de entender como os consumidores reagem a seu tipo de produto ou serviço. São inúmeras as possibilidades de análise das informações.
De um modo geral, podemos classificar as análises de dados em descritivas, diagnósticas, preditivas e prescritivas. A análise descritiva examina o histórico de dados para entender o que aconteceu. Já a análise diagnóstica identifica o motivo, o porquê. Na análise preditiva, usam-se dados recorrentes para predizer o que irá acontecer, enquanto a prescritiva analisa o que fazer.
Ferramentas como Business Intelligence combinam análise de negócio, mineração de dados, visualização de dados e práticas recomendadas para ajudar na tomada de decisões.
Existem várias ferramentas no mercado capazes de analisar dados e gerar relatórios com informações essenciais para o seu negócio. A escolha da ferramenta ideal vai variar de acordo com as regras de cada negócio e os objetivos a serem alcançados.
Tenha em mente que hoje, só é possível tomarmos decisões assertivas se tivermos informações adequadas e precisas sobre nosso negócio.
A análise de dados ajuda a desenvolver estratégias, identificar gargalos, aumentar a competitividade, identificar oportunidades de mercado e buscar inovação. Sempre com um único objetivo, o de melhorar continuamente.
A tecnologia veio para ajudar a melhorar, ajudar a crescer e a continuar crescendo.