O que mais vemos em empresas tradicionais são pessoas realizando somente o que foi mandado e olhando para os problemas do negócio como algo que não é seu. E assim, repetindo várias vezes o mesmo problema por que o dono ou o líder ainda não o enxergou e não tomou nenhuma decisão a respeito.
Na minha visão, essa é uma das maiores perdas de eficiência e potencial de resultado do negócio. Pois, se solidifica uma cultura de desengajamento com o propósito do negócio.
Manter as pessoas engajadas somente com suas tarefas, sem engajá-las com o resultado maior e sem avaliar as melhorias para isso, vai fazer com o negócio se mantenha onde está. Será difícil inovar ou trazer qualquer mudança para o negócio com pessoas que não enxergam os problemas como oportunidades para criar novas formas de fazer melhor.
Mas, como fazer com que os próprios colaboradores tragam novas soluções que podem resolver problemas sem depender do dono?
O conceito principal é: cultura da colaboração.
É através da colaboração que se chega à criação coletiva de soluções para o negócio, entendendo que qualquer pessoa é capaz de contribuir com sua perspectiva para geração de novas ideias. E com isso, os colaboradores começarão a se envolver na busca por soluções para problemas que eles enxergam no dia a dia e antes nem se envolviam para resolver.
Através de uma gestão colaborativa os líderes conduzem com seus times um movimento de cocriação, estímulo da criatividade, resolução de problemas, comunicação horizontal e compartilhamento maior de informações. Isso traz muitos ganhos para o negócio, pois todos se engajam com a evolução do mesmo e se sentem participantes ativos disso.
Para que haja colaboração, é preciso alguns métodos e processos para organizar a condução das novas ideias que irão surgir.
O que é um processo colaborativo
É um processo que é desenhado para que várias pessoas de diversas áreas contribuam com um objetivo específico para chegar à melhor solução viável que será aplicada.
Para haver um processo colaborativo é importante ter:
- Um mediador/facilitador
- Um problema/objetivo a ser resolvido
- Um método
- Pessoas diversas (de dentro e de fora da empresa)
- Documentação de tudo
O que impede uma empresa de cocriar?
Muitas vezes pelo hábito de resolver todos os problemas e tomar todas as decisões, os donos ou diretores não acreditam que seus colaboradores conseguem chegar em soluções realmente boas e eficientes.
- A cultura já estabelecida
Os colaboradores já estão tão acostumados a seguir somente ordens que não se enxergam como pessoas capazes de propor novas soluções. Ou quando enxergam uma nova solução e apresentam são tolhidos, que acabam não se desenvolvendo para aprender a apresentar melhor suas ideias.
- A falta de conhecimento sobre processos colaborativos
Somado a tudo isso, muitos gestores buscam conhecimento somente sobre métodos tradicionais de gestão e com isso eliminam da sua busca por novas metodologias, muitas vezes por preconceito ou falta de visão mesmo.
Como implantar a colaboração no seu negócio?
1. Comece por você
Leia mais sobre novas metodologias de soluções de problemas e tomada de decisões a partir da colaboração. Entenda mais sobre o assunto, para que você seja o guardião desse movimento.
2. Faça um teste em um projeto
Selecione um problema que você acha importante para ser solucionado. E faça um primeiro teste com você como mediador. Reúna pessoas de áreas diversas, mesmo aquelas pessoas que não estão diretamente envolvidas com o problema. E com uma metodologia faça os passos para que todos possam contribuir para chegar na melhor solução.
3. Defina as metodologias que poderão utilizar
As metodologias que mais utilizo são baseadas no conceito do Design Thinking, que é um modelo de pensamento para encontrar soluções criativas.
Brainstorm
Design Sprint
4. Defina as rotinas
Para que a colaboração se transforme em um hábito é importante que tenham momentos para promove-la. Portanto, crie rotinas quinzenais, mensais, trimestrais de brainstorm e sprints, por exemplo. Não importa o tema que será, a rotina irá transformar o hábito de todos os envolvidos.
5. Comunique a nova cultura
Comunique mais sobre os projetos que estão sendo criados. Fale mais para os líderes sobre a importância da colaboração e troca de informações com pessoas diversas. Amplie o repertório das pessoas sobre novos métodos.
6. Crie multiplicadores
Faça treinamentos para explicar sobre as metodologias e capacitar pessoas para se tornarem mediadores de novos grupos e projetos.
Como a Ibi Internet vem aplicando isso
Busco implantar em minha gestão, na Ibi Internet, alguns projetos utilizando métodos colaborativos. Apesar da colaboração ainda não ser a cultura generalizada da empresa, é algo que trago para o negócio em alguns projetos liderados por mim. E com isso, vejo pequenos frutos de colaboração se espalhando entre os times.
Dois projetos que destaco são:
- Criação de Squads de lideranças por objetivos de negócio. Nestes squads, líderes que geralmente não trabalham juntos em demandas cotidianas, se juntam para trazer problemas vividos e trabalharem juntos na solução deles para contribuir com um objetivo de negócio.
- Projeto de comunicação interna: realizamos um sprint com pessoas de diversos setores para pensar na solução ideal para a comunicação interna da empresa, que cresceu muito e começa a ter vários gargalos de informações. A partir desse processo, chegamos a uma solução que inicia sua execução em 2024.
Imagem: Registro interno Ibi Internet
Mesmo que você se veja distante desta realidade, não desanime. A inovação pode começar com pequenos passos para contribuir com a evolução do seu negócio. Trazer a cultura da colaboração pode te ajudar a dar um novo gás para seu time, e com certeza irá te levar para um outro patamar de negócio.
O que acha de tentar por aí?