Por que as cidades da região não pulsam mais movimentos de pessoas se encontrando para trocar ideia? Por que a inovação está limitada dentro das empresas e inacessível para trocas? Por que muitos empresários da cidade não conhecem as novas profissões e novas metodologias de gestão?
Na minha opinião, o que faz uma cidade ou região ganhar força é o conjunto de pessoas e entidades fazendo um grande movimento de integração para que todos ganhem, ou seja, um ecossistema.
“Ecossistema é o nome dado a um conjunto de comunidades que vivem em um determinado local e interagem entre si e com o meio ambiente, constituindo um sistema estável, equilibrado e autossuficiente.” Ecólogo Arthur George Tansley.
Ações simples como abrir as portas da empresa para visitas guiadas, universidades trocando pesquisas com empreendedores, profissionais promovendo encontro de troca de conhecimento e experiência, construção de mais espaços e projetos colaborativos e abertos ao público, criam um ambiente mais propício para a inovação.
É através do compartilhamento que as ideias ganham novos parceiros, que as empresas conhecem novas profissões e profissionais, que os empreendedores conseguem novos investidores. E assim, a inovação acontece e a cultura de uma cidade muda.
Quando movimentos de troca de conhecimento são vistos como bobagem pela maioria dos empresários ou quando um projeto somente é válido se uma única empresa ganhar uma vantagem privada, o coletivo não ganha, a cidade não ganha, a região empobrece de oportunidades. E este não é só um papel dos órgãos públicos, é um papel de todos nós.
As barreiras no interior são enormes. Vemos exemplos de cidades com alto potencial inovador no Vale do Rio Doce – que tem universidades, indústrias, espaço territorial – mas que são pouco articuladas como ecossistema porque estão com a mentalidade fechadas para a cultura do compartilhamento. Cada um está fazendo o seu sem compartilhar com o outro. Cada um está criando sua nova bolha.
Mas e aí, como se muda uma cultura de uma região?
Estamos vendo que não é um desafio fácil. Diversas pessoas e entidades estão se movimentando para isso há algum tempo, o que já é um grande avanço. Já existem diversos projetos e movimentos iniciados, mas estamos muito atrás quando pensamos em engajamento coletivo pela causa do desenvolvimento local.
E se cada um que está envolvido com negócios e inovação se comprometesse a:
- Fazer uma palestra ou marcar um encontro de profissionais a cada semestre;
- Tomar mais cafés com novas pessoas somente pelo hábito de conhecer alguém novo do mercado e romper com as bolhas;
- Divulgar/Incentivar os projetos de inovação legais da nossa cidade ao invés de criticar iniciativas que aparecem;
- Conhecer os projetos que estão sendo lançados e se engajar verdadeiramente em participar.
Tenho certeza de que se cada um fizer um pouquinho, em breve haverá uma nova cultura geral na nossa região do Vale do Rio Doce. E depois que o movimento for natural, o desenvolvimento e os frutos que podem ser colhidos por todos são enormes.
Se abrir ao novo é princípio base para a iNOVAção. Muitas vezes estamos presos em conceitos do passado ou não conseguimos entender nosso papel em um propósito maior, de contribuir para que toda a cidade e região se desenvolva.
A proposta do Portal Inova Rio Doce é muito válida para criar este espaço de compartilhamento de ações e informações da região. Por isso, é tão importante que as pessoas se engajem em projetos como este.
Além disso, é importante que todos nós façamos essa reflexão:
- Eu estou contribuindo para construir uma cidade melhor para todos?
- Eu estou contribuindo para que novas oportunidades de negócio surjam, para que as pessoas tragam novas ideias para meu negócio? Ou quando chega alguém que quer trazer um novo conceito ou ideia eu nunca tenho tempo ou não dou atenção?
- Eu estou verdadeiramente me abrindo ao novo ou tenho medo da mudança?
Este artigo de hoje é uma provocação para todos nós (inclusive para mim) para que não esqueçamos o papel de cada um na transformação de uma região.
Se você conhece uma iniciativa local de inovação no Vale do Rio Doce que merece destaque, me envie um email para marketing@inovariodoce.com.br. Vamos conversar a respeito.
*Este artigo é uma visão pessoal a partir das minhas experiências nas cidades de Gov. Valadares e Vale do Aço. Tudo bem, caso tenhamos uma visão diferente. Inclusive gostaria de ouvir sua visão. Me envie um e-mail para trocarmos ideia.