Em qual caverna você se habitou por tanto tempo?
O dia-a-dia do seu negócio te consome imensamente, é verdade. Mas uma onda robusta e consistente veio fazendo alardes, e agora te consumirá tanto quanto.
Os negócios estão se transformando digitalmente, fruto das pessoas já transformadas na era digital.
Você não pode esperar mais, precisará correr contra o tempo e seguir os passos da concorrência, ou melhor, dos clientes perdidos ou daqueles que deseja conquistar.
O primeiro passo: se sensibilize
O primeiro passo é se inteirar sobre o assunto.
Em seguida é tomar atitude, e rápida, sobre quando você mudará seu negócio digitalmente.
Lembrando que a Transformação Digital é um processo, é fazer uso da tecnologia para impactar o seu negócio, sua relação com os seus clientes, o mercado e sua equipe.
Ainda sobre o contexto, vamos analisar os números do varejo digital brasileiro.
Um levantamento da Nielsen|Ebit sobre o faturamento do e-commerce no Brasil demonstra um faturamento de R$ 262 bilhões em 2022, indicando crescimento de 1,6% ante ano anterior (R$ 258,5 bilhões).
Dois dados precisamos elencar sobre esse faturamento.
- O número de pedidos aumentou;
- O valor do ticket médio caiu.
Eu vejo isso com muito bons olhos, dado que as pessoas estão comprando mais pela internet, mesmo que produtos de baixo valor. O que as permite comprar todo e qualquer tipo de item e com mais recorrência ao longo dos meses.
Considerando a data de publicação deste artigo, bem como a referida pesquisa e outras similares, teremos anos promissores no radar.
A notícia sobre a pesquisa pode ser acessada através clicando aqui.
O segundo passo: comece pelas pessoas
Consumidores, obviamente, são pessoas. Por trás das empresas também temos gente. E orquestrando esses esforços na sua empresa temos importantes indivíduos.
Dado que seus clientes já estão transformados, consumindo de outras empresas que os atende da forma como gostaria.
Inicie sua jornada de Transformação Digital através das pessoas que constituem o seu negócio.
Você precisará liderar esse movimento, direcionar e inspirar. Sem o envolvimento dos tomadores de decisão, os projetos não ganham corpo e a velocidade necessária dentro das empresas.
Portanto, considere envolver seu departamento de recursos humanos e suas lideranças. A partir deles a transformação vai se disseminando e ganhando escala em sua operação.
Começar pelas pessoas vai exponencializar os resultados. Ganhos imediatos poderão ser percebidos.
Adotar a jornada e local de trabalho flexíveis, por exemplo, dado que temos conectividade, comunicação e planos bem traçados. O local e horário deixam de ser tão relevantes.
Você terá seus colaboradores mais satisfeitos e engajados. E por conseguinte uma menor rotatividade e uma maior produtividade da equipe.
Automatizando o processo operacional, seu RH poderá focar no estabelecimento, acompanhamento e mensuração de métricas.
Essas métricas podem ser de impacto financeiro, operacional e estratégico. A automatização elimina esforço humano em tarefas repetitivas e deixa-os livres para ações mais táticas e estratégicas.
Transformar digitalmente o RH vai modificar sua relação de trabalho para com seus funcionários, além de garantir uma melhor experiência para os seus clientes.
Para que a Transformação Digital aconteça, é preciso liderança. Quando a sua começará?