Abrir uma empresa nos Estados Unidos é o sonho de muitos empreendedores que buscam expandir seus negócios ou começar algo novo em um dos mercados mais competitivos e promissores do planeta.
O país oferece vantagens como uma economia sólida, infraestrutura avançada e incentivos para negócios estrangeiros. No entanto, para transformar esse sonho em realidade, é essencial conhecer os passos necessários, os tipos de empresas permitidos e os requisitos legais específicos.
Neste artigo, vamos conhecer a Goodness Coffee Roasters, uma empresa Americana criada pela ipatinguense Sumaya Sue, descubra os caminhos para iniciar sua jornada empreendedora nos Estados Unidos, garantindo um processo mais eficiente e alinhado às suas expectativas.
Sumaia, criada na cidade de Ipatinga, teve contato com o café desde sua infância, já que seus avós eram produtores rurais. Em épocas de colheitas, acompanhava sua família na lavoura.
Daí surgiu o seu interesse pelo empreendedorismo, Sumaia, queria trazer algo que os amantes do café gostariam de consumir. Como brasileira, acredita na qualidade do café vindo do Brasil, o maior produtor de café do mundo.
Empreender nos Estados Unidos sendo imigrante
Muitas vezes o Imigrante tem uma visão muito negativa a respeito de si mesmo isso contribui para a imposição de barreiras e receios sobre empreender, é importante ter a visão de que você como empreendedor está produzindo a favor da construção do país.
Não é necessário ser cidadão americano para empreender nos EUA, você precisa apenas estar com suas obrigações em dias. Ter uma boa reputação e não conter débitos judiciais podem te ajudar nesse processo de empreender no exterior
Sumaia é um grande exemplo de empreendedorismo nos Estados Unidos, já empreendeu antes com uma padaria, também abriu e restaurante de culinária americana e portuguesa e logo após descobriu no café o seu próximo empreendimento.
O poder do digital para a construir uma marca no exterior
Segundo seu relato, a internet ajudou a viabilizar o projeto e as primeiras vendas de seu produto foram no ebay, uma plataforma de marketplace. E defende:
‘’Sem ter uma loja física e sem sair de casa conseguimos vender para diversos estados e até para outros países. O marketing digital traz um poder de alcance muito maior do que tendo uma loja física, lançar um produto sem o marketing digital é correr um risco enorme.’’
Como inovar na criação do seu produto
Quando se fala em inovação, entender do produto e do público é imprescindível. O primeiro café criado pela marca foi focado na comunidade brasileira, o ’’the cafezinho “, buscou processos de transição, entre o café tradicional e o café especial, realçando o corpo do café de forma a agradar o paladar afetivo do brasileiro.
‘’O brasileiro sente falta de um café mais encorpado, principalmente quando chega aqui nos Estados Unidos, por isso criamos esse café com uma torra mais alta, para atingir o corpo que o brasileiro gosta, sem perder a qualidade de um café especial.’’
Abrir uma empresa nos Estados Unidos pode parecer desafiador, mas histórias como a da Goodness Coffee Roasters, fundada por Sumaia Sue, mostram que é possível transformar desafios em oportunidades.
Com dedicação, estratégia e o apoio de ferramentas como o marketing digital, empreendedores podem construir marcas sólidas e impactar mercados internacionais. ]
A jornada de Sumaia é um exemplo inspirador de como alinhar paixão, conhecimento do produto e inovação pode abrir portas para o sucesso, mesmo em um mercado tão competitivo como o americano. Que sua trajetória motive outros a darem o primeiro passo em direção a seus sonhos empreendedores.
Gostou do artigo? Acompanhe os conteúdos semanais do Portal Inova Rio Doce se inscrevendo na newsletter gratuita: clique aqui